Powered By Blogger

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mamas e Próstata

Creio que vocês podem vir a me estranhar pelo título que coloquei nessa postagem, "Mamas e Próstata", talvez até achem que fiz essa postagem por vulgaridade, promiscuidade ou sei-lá-o-quê! Nada disso! Meu blogspot serve para três coisas: 1ª. - Divulgar meu labor artístico (e o de outras pessoas também, salvaguardando claro os direitos autorais de cada obra artística); 2ª. - Tratar de assuntos gerais - dentro de minhas compreensão e opinião pessoal - a respeito de ciência, filatelia, cinofilia ou quaisquer hobbies que eu já tenha desenvolvido ou venha a desenvolver; e por fim, 3ª. - Tratar de assuntos de utilidade pública. O assunto que vim desenvolver hoje é de utilidade pública.
Li hoje na folha.com (normalmente uso um blog que mantenho na netlog para comentar notícias jornalísticas mas hoje sou obrigado a usar esse) a respeito de um britânico que contraiu câncer do tecido mamário (sim, isso mesmo!, câncer de mamas) e aproveitou para fazer uma campanha direcionada ao público masculino (segundo o jornal apurou, de cada 100 pacientes com esse câncer, 1 é homem), visto que a maioria das campanhas a respeito se volta para o público feminino. Parabenizo o senhor McAllister (o britânico em questão) pela iniciativa e faço minha parte por aqui, criando a campanha "Sou homem mas me toco!" Não, não estou falando só de "tocar punheta" (ela é necessária para se descobrir como anda a saúde do pênis, admito, visto também existir câncer de pênis e até de glande). Todos pensam que mamas são coisas só de mulheres. Homens também têm mamas, só que em nosso caso elas são atrofiadas, não se desenvolvem para a amamentação como a das mulheres - a não ser que você seja MtF em tratamento como algumas de minhas amigas - , o que não significa afirmarmos que não possamos contrair câncer mamário. Sim, nós corremos esse risco, portanto também não podemos ter constrangimento e temos sim de tocar nossas mamas atrofiadas. Outro toque - auto-exame - que sugiro é o retal. Experimentem o banho, basta untar o ânus com sabonete e enfiar um dedo até a próstata. Não sintam-se por favor menos homens ao fazer isso, não se trata de viadagem, é uma questão de saúde masculina. Também não tenham vergonha de "tocar punheta", como já redigi, câncer de pênis também existe, e o de glande também.
Então deixem o constrangimento de lado, aproveitem o banho e se toquem! Vocês não estarão sendo menos machos nem mais viados só por causa disso!

"Sou homem mas me toco!"

Amanhã vou tuítar isso em meu perfil, @FlutistHamelin.

Adendos: Leitores, vim ontem aqui e fiz essa postagem. Porém me esqueci de 4 detalhes cruciais! Então tive a idéia de vir fazer esse adendo e concluir assim essa postagem:
1º. - Um ponto importantíssimo é o toque das axilas. Muitas vezes o câncer de mama é percebida inicialmente tocando-se nas axilas;
2º. - Outro ponto crucial é o toque na bolsa escrotal e a massagem testicular. Câncer de próstata pode ser percebido inicialmente nessa região. Para além disso, também existem cânceres de escroto e testículos;
3º. - O toque retal, do ânus, não nos ajudará a identificar apenas o câncer de próstata mas também os de ânus e reto - igualmente graves e perigosos;
4º. - Por fim, um detalhe que considero crucial: Câncer não espera idade para aparecer, então não esperem atingir uma dada faixa etária para começar a se tocar, toques devem começar a ocorrer já na primeira infância, então habitue-se a tocar seus filhos e, para aqueles cujos filhos já tem uma certa idade que lhes permita tocar a si próprios, oriente-os e incentive-os a realizar todos esses auto-exames e a avisar vocês, leitores sobre qualquer "pedrinha" (nódulos, cistos, etc.) que encontrarem em si próprios. Afinal, como eu redigi, se trata de artigo de saúde masculina, nada a ver com viadagem muito menos com vaidade (nada tenho contra gays e muito menos contra homens vaidosos, só não quero que pensem que só gays e vaidosos se tocam).

A campanha já está no twitter: #souhomemmasmetoco

Um comentário:

  1. Oi Pangéia!

    Bem, quanta coisa. Mas ainda bem que estás de volta! Se começares a postar vídeos no youtube, avisa :P

    Eu... eu vou indo, mais ou menos... algumas vezes melhor, outras pior.
    Iniciei o tratamento com bloqueadores dia 29 de Setembro, agora é ir esperando até começar com o tratamento completo;
    contei ao rapaz de quem gosto, que é meu amigo (supostamente), o que se passa comigo... mas as coisas andam um pouco mal;
    a relação com a minha mãe também anda bastante bem;
    a escola também vai bem;
    ando a assumir-me aos poucos perante a sociedade, tenho-me preocupado menos em me esconder... é complicado a nível do preconceito das pessoas e da discriminação, mas eu aguento com elas!

    Enfim... basicamente é isso.

    Beijos, Pangéia!

    ResponderExcluir