segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Filosofia: Um Intróito
No texto de agora, irei falar um pouco sobre Filosofia, apesar de ser ainda bastante ignorante no assunto. Estou bancando o autodidata nesta grande ciência humana e, como se diz por aí, a prática é o melhor professor. Vem deste adágio popular a minha vontade para escrever esta simples resenha sobre o que vem a ser Filosofia - ou o que eu compreendo que seja - porém posteriormente outros textos congêneres poderão entrar no ar por aqui, desejo muito compartilhar o que estou aprendendo agora sobre com o público que me lê.
Sintetizando, a Filosofia estuda as causas, os efeitos e os fenômenos do mundo em que vivemos, e o faz sob o prisma de suas especialidades - dependendo do que está sendo estudado, pode entrar até mesmo mais de uma especialidade na questão.
Eis uma pequena lista de especialidades abarcadas pela Filosofia:
Lógica (dependendo da situação, esta divide-se em Lógica Indutiva e Lógica Dedutiva) - Estuda o raciocínio e o pensamento, partindo de determinados fatos até chegar a uma conclusão adequada.
Ética - A ciência da Filosofia que se ocupa do estudo das questões morais - especialmente as relacionadas à conduta humana.
Metafísica - Estuda o ser, a realidade última, o universo, tanto em suas origens quanto em seu destino.
Epistemologia ou Teoria do Conhecimento - Considerado sua Ciência mais importante. Estuda as origens, métodos e estruturas do conhecimento humano.
Estética - Resume-se no estudo do 'belo' dentro da Arte ou da Natureza.
Tais ciências filosóficas podem ainda conter outras denominações, dependendo do ponto de vista abarcado: Ontologia, Teologia, Axiologia, Cosmologia, Dialética, Gnosiologia, entre outros.
Seguem alguns tópicos - entre categorias, escolas e movimentos - dentro da Filosofia (que serão explicados por este blog em outras ocasiões, é só aguardar): Absoluto, Abstração, Agnosticismo, Ascetismo, Atomismo, Causa, Cínicos, Contingência, Demonstração, Determinismo, Empirismo, Escolástica, Espiritualismo, Essência, Estoicismo, Existencialismo, Fenomenologia, Hedonismo, Idealismo, Idéia, Indução, Intuicionismo, Liberdade, Materialismo, Monadismo, Monismo, Neokantismo, Nominalismo, Panteísmo, Positivismo, Pragmatismo, Raciocínio, Racionalismo, Realismo, Silogismo, Subjetivismo, Substância, Tomismo, etc (conforme for me lembrando de mais coisas que gostaria de explicar - ou tentar explicar - irei incluindo entre as postagens).
Bom, este é um pequeno resumo sobre o que vem a ser Filosofia. Aguardem por novos textos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário