terça-feira, 2 de outubro de 2012
Carta Aberta à Sociedade Conservadora de Ateus
Ontem à noite, já quase em cima da Tela-Quente, participei de uma discussão postada no Facebook, no grupo 'Contradições da Bíblia', postado pelo colega Fernando Vargas. A postagem se referia a uma nota de repúdio à 3 associações atéias> Tal nota foi redigida por uma outra associação, supostamente atéia. Segue a nota:
"A Sociedade Conservadores Ateus vem, por meio desta, declarar que não reconhece as seguintes entidades como representantes dos ateus brasileiros - sequer os consideramos como entidades ateístas: "ATEA - Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos", "Ateus do Brasil", "Bule Voador", "LiHS - Liga de Humanistas Seculares" e "UNA - União Nacional de Ateus". Não possuímos qualquer ligação, compromisso, parceria, irmandade, solidariedade com as tais. Repudiamos todas as suas manifestações (escritas, audiovisuais ou de qualquer outra natureza) quando pretendem falar em nome do ateísmo. Não reconhecemos como representantes dos ateus brasileiros os senhores (as): Eli Vieira, Asa Heuser, Daniel Sottomaior e Yuri Grecco, dentre outros.
A Sociedade Conservadores Ateus vem, por meio desta, declarar a todos os irmãos brasileiros que ateísmo é simplesmente ausência de fé em deuses, como se pode facilmente deduzir do próprio termo "ateu", do grego "atheo". Alertamos a todos para as distorções que os grupos anteriormente mencionados têm feito com relação ao significado de ateísmo. Do fato de não acreditarmos em divindades, não implica em sermos contrários à sua religião, à sua fé, aos bons costumes, ao conceito de família, à decência, à moral ou à ética.
A Sociedade Conservadores Ateus desaprova, desaconselha, repudia e combate todas as formas de antiteísmo e anticristianismo. Entendemos ser o direito à fé e à crença, como sendo inalienáveis. Bem como o direito à descrença.
A Sociedade Conservadores Ateus apela a todos os ateus desavisados que não promovam as organizações mencionadas. E convida a todos os verdadeiros ateus a que se unam num protesto contra estas organizações que têm tentado vincular ateísmo (simples ausência de crenças em deuses) às suas ideologias pessoais e visões de mundo.
Não há qualquer vínculo do ateísmo à apologia homossexual, à agenda gay, ao feminismo, ao abortismo, à militância pela descriminalização das drogas ou ao humanismo secular.
Paz a todos!"
Porquê eu disse que esta 'Sociedade Conservadora de Ateus' é supostamente atéia? Aqui começa a minha carta aberta a esta, desfazendo seu principal equívoco: dizer-se 'atéia'.
Tal sociedade não é atéia. Mas por quê ela não pode ser considerada atéia? Em primeiro lugar, há que se discorrer sobre o que signifique ser 'ateu'. Os representantes de tal associação irão me responder: "Ser 'ateu' é não acreditar em entidades sobrenaturais". Sim, está certo, quem não acredita em entidades sobrenaturais é de fato ateu. Mas o que vem a ser 'não acreditar em entidades sobrenaturais'? Significa SE DESVINCULAR POR COMPLETO DE TODO E QUALQUER VESTÍGIO ORIUNDO DA IDÉIA DE TAIS ENTIDADES! (Desculpem o capslock, este fez-se necessário para o que quero frisar aqui.) Então essa sociedade não pode ser considerada atéia. Por quê? Vamos por partes:
O que é 'conservadorismo'? O que está por trás da idéia de conservadorismo? Entendemos por 'conservadorismo' qualquer atitude de 'racismo'. Essa sociedade irá dizer: "Em nossa nota de repúdio, nós citamos 'apologia homossexual, agenda gay, feminismo, abortismo, descriminalização das drogas e humanismo', não fizemos referência à cor da pele de ninguém; então não somos racistas". E eu irei responder: "Sim, vocês SÃO racistas!" E com razão! Muita gente equivoca-se, acha que o conceito de raça liga-se tão somente à cor da pele, mas não é bem por aí. O conceito de raça liga-se aos vocábulos 'superior' e 'inferior'. Para que meu leitor possa entender melhor, citarei alguns exemplos.
Você é branco e diz que não gosta de negro por que negro fede. Uma vez que a melanina é inodora, ela não causa influência alguma no cheiro que uma pessoa terá. Então brancos e negros têm o mesmo cheiro. Quando você, que é branco, diz não gostar de negros devido ao cheiro destes, está se dizendo superior aos negros e clamando-os de inferiores a você. Logo, está sendo racista.
Você diz ser contra o movimento feminista. Você está então compactuando com os livros sagrados (não apenas a bíblia; e sim, porei o nome em inicial minúscula pois não dou crédito a nada do que esteja escrito ali), já que todos estes, sem exceção, colocam a mulher como inferior ao homem. E se você for mulher então, pior ainda, sofre de machismo internalizado. Se você está compactuando com a idéia religiosa de que o homem é superior à mulher só por ser homem, você está separando homens e mulheres em raças distintas; logo, está sim sendo racista.
Você usa termos como "homossexualismo" e "agenda gay"? Então usa termos oriundos de cristão preconceituosos e está sendo racista, tal qual eles, já que são estes líderes religiosos que afirmam, segundo o livro religioso que seguem, que héteros são superiores aos homos, quando na verdade nós somos todos seres humanos. Como eu já havia respondido no tópico aberto pelo Fernando Vargas, não existe 'agenda gay', pois 'agenda' é apenas um caderno de anotações diárias, não é um ser vivo, e sexualidade é intrínseca aos seres vivos. Logo, não existe 'agenda gay', o que existe é luta política pelo fim do preconceito aos homossexuais. Isso sim existe.
É agora, cara Sociedade Conservadora de Ateus, que eu irei PROVAR que de atéia você não tem é nada! 'Conservador' nada mais é que o nome supostamente educado e politicamente correto para 'preconceituoso'. E se todo preconceito é ligado a entidades ditas sobrenaturais, que não existem, obviamente que tornar-se ateu implica em deixar de ser conservador. Logo, o nome 'Sociedade Conservadora de Ateus' que você dá a si própria é apenas fachada, um mero disfarce e serve única e exclusivamente para dividir a opinião pública, mantendo o preconceito - religioso - que esta tem com nós, os verdadeiros ateus. Não existe ateu conservador, pois abandonar a crença religiosa implica automaticamente em abandonar todo e qualquer preconceito (conservadorismo) que se tenha, largá-lo para trás. Logo, não existe ateu conservador. A Sociedade Conservadora de Ateus não passa de uma entidade religiosa que se disfarça de atéia para denegrir a imagem dos ateus. Espero, opinião pública, que eu tenha sido claro em meus esclarecimentos. Se não o fui, bom, não se pode ganhar todas. Não é mesmo?
Adendo: Se é a Religião que gera o conservadorismo eivado de racismos (preconceitos) dos mais variados tipos, uma sociedade não pode ser atéia e conservadora ao mesmo tempo, já que ateísmo significa desvincular-se por completo de toda e qualquer vinculação às Religiões e idéias sobrenaturais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
resumindo: Sociedade Conservadora de Ateus é uma pagina fake !
ResponderExcluirisso mesmo, ve se acha algum ateu lá ?
só achei apologista cristão.
olhe uma uma pagina apologista e depois veja essa Sociedade Conservadora de Ateus, é a mesma coisa, os mesmos argumentos, a mesma forma moderar a pagina,mesma forma de escrever, de responder as criticas, de atacar paginas ateístas, de ser homofóbico.... cara... são tantas semelhanças q posso ficar horas citando elas.
agora um momento de humor:
nada contra quem curte musica evangélica, mas fazer uma lista das 50 mais ?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
eu fui evangelico quase a vida toda, minha mãe tem 95415465696 cds de musica evangelica, e não conheço 50 musicas evangélicas pra fazer um ranking.
50!!!
não foi um top 5 (já seria muito estranho) mas um top 50 ?????
sou um apreciador de classic rock, mas acho q não conseguiria fazer um top 50
http://conservadoresateus.blogspot.com.br/2013/02/os-50-melhores-hinos-cristaos-na_20.html